60's

70's

70's/80's

80's

90's

90's-2

90's/2000

intro

Breve História Da Homossexualidade e Bissexualidade no Rock

contacto skelletor@aeiou.pt site optimizado para Microsoft Internet Explorer e acesso banda-larga

introdução

mapa do site índice total de nomes

Qualquer sugestão, ou qualquer informação que ache incorrecta,envie um email para skelletor@aeiou.pt. obrigado!

 

em cima: os rammstein em concerto

 

“Sex is full of lies. The body tries to tell the truth, but it's usually too battered with rules to be heard. We cripple ourselves with lies. Most people have no idea of what they're missing, our society places a supreme value on control, on hiding what you feel. It mocks primitive culture and prides itself on the suppression of natural instincts and impulses.”

Jim Morrison, The Doors

Desde sempre, os homossexuais são conotados musicalmente, com a música de dança, como estereotipo. A palavra “gay” que significa “alegre” vem daí mesmo, das cores, e da música de dança agitada.

Porém, dentro do mundo do rock, existem também diversas alusões à homossexualidade, e com alguns protagonistas, eles próprios assumidamente gay. Outros, nem por isso, como é o caso de Elvis Presley, que é protagonista da primeira música rock que se conhece com alusões à homossexualidade. Quando surgiu nos anos 50, pelas mãos de Elvis Presley, o rock, não passava de um simples derivado dos Blues, sem o impacto que foi ganhando ao longo destes quase 50 anos de vida. Em 1957, Elvis cantava em "Jailhouse Rock":

Number forty-seven said to number three:
"You're the cutest jailbird I ever did see.
I sure would be delighted with your company,
come on and do the Jailhouse Rock with me."

O que traduzido à letra, dá qualquer coisa como, um presidiário diz a outro que ele é o "passarinho de gaiola mais giro que já viu" e "iria com certeza apreciar a companhia dele" o que é uma visível alusão bastante discreta a homossexualidade nas prisões, um factor bem conhecido de todos.

No entanto, mesmo por parte da comunidade gay em geral, não se nota uma grande afluência de fãs de rock.  É talvez por isso, que é curioso este site, notar, que, ao longo dos anos, num estilo musical pouco apreciado pela comunidade gay em geral, por vezes, por estar associado a manifestações de masculinidade macho, em excesso, o que, este site desmistifica por completo,  que o rock nunca ganhou um lugar na comunidade homossexual. No entanto, ao longo da história do rock mais pesado, tem existido um imaginário alusivo à homossexualidade, e com alguns protagonistas gay, ou bissexuais, bem famosos e que cimentaram o seu nome na história do rock.

A página de abertura do site, está ilustrada com uma foto de Gary Floyd, vocalista da banda punk The Dicks, e gay assumido. Escolhi esta foto, devido à expressividade que tem, e também, por os Dicks, serem das minhas bandas favoritas punk.

em cima: jim morrison simula fazer sexo oral ao guitarrista robbie krieger no famoso concerto de miami

Ilustrado com dezenas de fotos, na maior parte, propositadamente provocatórias, tentanto realçar um outro lado do rock, este site foi optimizado para ligações á internet de banda larga, dado o número de imagens simultãneas em algumas páginas.

Qualquer informação que encontre contida no site, que possa estar errada, por favor, contacte para rectificar. Todos os textos e informações deste site são baseadas em histórias reais, e em entrevistas e biografias oficiais, pelo que, é apenas um constatar de factos bem conhecidos por muitos, e oficializados.

Quanto à discografia, é seleccionada na base da história do rock, e, uma boa maneira de se introduzir na escuta deste estilo musical que continua a fascinar muitos, devido ao imaginário riquíssimo que possuí.

Desejo uma óptima navegação. Ah! E se encontrarem-se perdidos, consultem o mapa do site, o link está sempre visível em todas as páginas ao lado do menu principal.

Skelletor

topo

So What? - Breve História da Homossexualidade e Bissexualidade no Rock, 2003 skelletor@aeiou.pt

foto principal: gary floyd, the dicks, da capa do single "Dicks Hate The Police"